segunda-feira, 4 de maio de 2015

Chato? Com gol de Hazard, Chelsea vence e fatura título inglês antecipado

RESUMÃO

  • O JOGO
    Virou praticamente senso comum na Inglaterra: o Chelsea joga um futebol chato. A afirmação ganhou seguidores ao longo da temporada, especialmente com o acúmulo de vitórias por 1 a 0, quando a disparidade técnica quase sempre foi maior do que o placar final. A 35ª rodada reservou o mesmo placar, diante do Crystal Palace, no Stamford Bridge, mas com uma ironia: este mesmo Chelsea se sagrou campeão por antecipação. Como ter coragem e argumentos para criticar o time de Mourinho, Hazard (autor do gol), Willian, Diego Costa, Fàbregas, Oscar e tantos outros? 
  • DESTAQUEINCONTESTÁVEL
    O título coroa um ano de supremacia do Chelsea na Inglaterra. Líder desde agosto, não perdia na Premier League desde 1º de janeiro, quando caiu para o Tottenham de Harry Kane. Desde então, acumulou 11 vitórias e quatro empates. Chegou aos 83 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo Arsenal - pode chegar aos 82 se vencer suas partidas restantes. O Crystal Palace, 12º, com 42 pontos, se satisfaz em se ver livre do rebaixamento e faturar com o novo montante dos direitos de TV. 
  • DESTAQUEO CRAQUE APARECEU
    O gol de Hazard, ainda que tenha nascido de um rebote de pênalti perdido no fim do primeiro tempo, simboliza o seu grau de relevância na temporada. O belga chegou aos 14, igualando-se a Giroud e Sánchez, do Arsenal. Soma ainda oito assistências, que contribuíram para ser eleito o melhor jogador do torneio - curiosamente, também por antecipação. 
  • DESTAQUEDE GRÃO EM GRÃO...
    Este é o quinto título inglês do Chelsea, o quarto na Era Premier League e na Era Roman Abramovich, dono do clube desde 2003 e que acompanhou a vitória das tribunas do Stamford Bridge. Os Blues, campeões em 1954/55, 2004/05, 2005/06 e 2009/10, ainda estão longe do Manchester United, o maior vencedor, com 20 troféus, seguidos por Liverpool (18) e Arsenal (13). 
  • DESTAQUETÁ COM TUDO
    Antes criticado pela eliminação precoce na Liga dos Campeões, José Mourinho usufrui o fato de ser o técnico mais vitorioso da história do Chelsea. São agora oito títulos em cinco anos de trabalho, sendo três deles de Campeonato Inglês. Em toda a carreira, são 22 troféus, contabilizando trabalhos por Porto, Inter de Milão e Real Madrid.
  • DESTAQUESUSTO
    Nem tudo foram flores. Se Willian jogou bem e Filipe Luís entrou nos minutos finais para segurar a pressão do Crystal Palace, o volante Ramires não teve a chance de participar da festa. O brasileiro foi encaminh