sexta-feira, 24 de julho de 2015

Flu empresta '2 times' de promessas e colhe frutos com dupla sensação no BR

Marcos Junior e Gustavo Scarpa (d) são destaques do Fluminense no Brasileiro
A estratégia de emprestar jovens não aproveitados em sua equipe principal vem rendendo frutos ao Fluminense neste Campeonato Brasileiro. O clube têm, no momento, 22 atletas atuando por outras equipes em busca de experiência. Dois jogadores que passaram por essa experiência agora formam uma dupla sensação no Tricolor na competição: o meia Gustavo Scarpa e o atacantes Marcos Junior, titulares do clube nas últimas rodadas.
Marcos e Scarpa foram revelados pelas categorias de base do Fluminense, mas a disputa por lugares com os medalhões bancados pela Unimed Rio e até mesmo a grande quantidade de talentos revelados por Xerém fizeram com que eles não tivessem espaço entre os profissionais. Por isso, foram emprestados para ganhar rodagem e até mesmo se valorizarem enquanto não vestiam a camisa do Tricolor.
Gustavo Scarpa, por exemplo, começou esta temporada no modesto Red Bull Brasil, que disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista neste ano. Aos 21 anos, o meia disputou 11 jogos pela equipe de Campinas e marcou dois gols, além de deixar boa impressão fora de campo pela maturidade.
O desempenho e o comportamento do atleta animaram o Tricolor, que o reintegrou ao elenco neste ano. Além disso, o clube resolveu apostar no já conhecido potencial de Scarpa, uma das promessas de Xerém. O retorno deu certo e o apoiador já marcou dois gols em seis partidas pelo time das Laranjeiras, sendo titular em três oportunidades.
Marcos Junior teve trajetória um pouco diferente. O atacante chegou a se destacar logo que subiu aos profissionais, em 2012. O jogador ganhou fama aos 19 anos por ser peça importante no elenco campeão brasileiro daquele ano, mas caiu de rendimento e logo perdeu espaço no grupo em 2013. A solução foi emprestá-lo para Vitória no segundo semestre de 2014 e ao ABC nos primeiros meses desta temporada, já que seu potencial era unanimidade nas Laranjeiras.
O período afastado do Rio de Janeiro também serviu para que Marcos Junior amadurecesse. Antes de ser emprestado, o jogador sofreu críticas por atitudes arrogantes, como quando criticou os companheiros da seleção brasileira sub-20 de 2013 de descompromissados após eliminação no Sul-Americano da categoria. Na Bahia, ele chegou a morar com a mãe e só não teve chances por causa de uma sequência de lesões.
Com um futebol também mais maduro, Marcos Junior tem sido novamente decisivo para o Fluminense. Ele já fez 11 jogos pelo Tricolor em 2015, com dois gols e muitos elogios do técnico Enderson Moreira. O atacante hoje forma a dupla titular do setor ao lado de Fred, algo pouco imaginável há um ano, quando o atleta deixou as Laranjeiras sem prestígio após uma temporada apagada.
Hoje, o Fluminense monitora, no total, 12 jogadores emprestados a times do exterior e 10 a equipes do Brasil. O nome que talvez gere mais expectativa entre os torcedores é o de Biro Biro, em alta na Ponte Preta. O atacante de 20 anos vinha tendo poucas oportunidades no time principal tricolor até o fim do ano passado, mas o sucesso no time de Campinas voltou a animar os torcedores e dirigentes, que apostam no potencial mostrado pelo atleta ainda nos tempos de categorias de bas