sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Segunda divisão da Itália inova e lança cartão verde como "prêmio"


Árbitros da Série B italiana poderão usar gesto clássico para premiar atletas em campo
Longe dos holofotes, a segunda divisão de futebol da Itália ganhou um motivo para ser observada. A partir da metade deste mês, a arbitragem ganhará uma nova missão em campo. Além de apitar faltas e distribuir cartões amarelos e vermelhos – entre outras responsabilidades –, ela terá que cumprir um pedido especial da federação local. De acordo com o jornal La Stampa, o cartão verde será novidade para os juízes.
Ao contrário das cores amarela e vermelha, que servem como punições a atletas, o verde será utilizado como "prêmio". Será a ferramenta usada pelos árbitros para premiar os jogadores que mostram jogo limpo – o famoso fair-play – e têm bom comportamento em campo.
Para concorrer a um cartão verde, de acordo com o jornal, o jogador da Série B italiana poderá ajudar um adversário a se levantar, auxiliar um juiz a tirar uma dúvida sobre penalidade ou assumir a responsabilidade em uma falta, por exemplo.
O cartão verde serivirá para reconhecer o jogo limpo do atleta em campo. A iniciativa já foi testada na Itália na última temporada e ganhará caráter oficial a partir da terceira ou quarta rodada da segunda divisão local.
A lista de atletas premiados com o cartão verde resultará em um ranking, que definirá o atleta mais virtuoso ao fim do campeonato.