
De 2010 a 2014, Milton Leite somou 13 participações na Globo em duelos envolvendo grandes clubes – todas em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro e pelo Campeonato Paulista. Embora tenha conduzido a maior parte de sua trajetória no Sportv narrando jogos de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, sua estreia na principal emissora do país, em setembro de 2010, aconteceu em um confronto entre Internacional e Vasco, no Beira-Rio. Muito popular com o público, ele se transferiu da ESPN Brasil para o Sportv em abril de 2005.
A temporada em que o criador dos bordões “que beleza” e “que fase” mais apareceu em transmissões de campeonatos nacionais na Globo foi 2012, quando narrou seis partidas dos grandes paulistas – incluindo Flamengo x Palmeiras, que decretou o rebaixamento alviverde para a Série B.
Mas as aparições de Milton Leite na Globo não se restringem a jogos do futebol brasileiro. Em 2011, o experiente narrador foi escalado para trabalhar nas semifinais e na final da Liga dos Campeões.
Desde 1991 no Sportv – que, na época, se chamava Top Sports –, Luiz Carlos Júnior foi ao ar pela Globo um ano antes do colega de emissora. Sua primeira transmissão na TV aberta aconteceu no início da campanha vascaína na Série B de 2009, diante do Brasiliense. Na campanha que marcou o primeiro retorno do cruzmaltino à elite do futebol nacional, ele esteve em boa parte das transmissões da equipe carioca nas tardes de sábado.
Contudo, a migração do Sportv para a Globo não foi confirmada nos anos seguintes. Entre 2010 e 2014, o narrador acumulou 16 aparições no canal que lidera a audiência no país em jogos do Carioca e do Campeonato Brasileiro.
O levantamento feito pelo UOL Esporte levou em consideração partidas do Campeonato Paulista, Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Mundial de Clubes.
Pedro Lopes
Colaboração para o UOL, em São Paulo
Colaboração para o UOL, em São Paulo