terça-feira, 14 de abril de 2015

Fred compra briga do Flu e vira protagonista em guerra com a Ferj

Ameaçado de suspensão, Fred não tem fugido do duelo com Eurico Miranda e Ferj
A guerra entre Fluminense, Vasco e Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) ganhou um novo protagonista na reta final do Campeonato Carioca: o camisa 9 Fred assumiu o papel de representante dos jogadores tricolores na briga e trocou alfinetadas com os desafetos do clube das Laranjeiras, inclusive o presidente cruzmaltino Eurico Miranda.
O último episódio foi uma troca de farpas com o mandatário de São Januário após a vitória sobre o Botafogo por 2 a 1, no último domingo. Tudo começou quando Fred pediu o fim do Campeonato Carioca após polêmica expulsão na derrota por 3 a 0 contra o Flamengo, ainda pela fase de classificação. Em resposta, dirigentes de Vasco e Ferj acusaram o tricolor de querer acabar com 3 mil empregos com um possível fim do Estadual.
"Ouvi comentários e respostas de presidentes, falando que o fim o Carioca ia tirar o emprego de 3 mil famílias, que com a minha situação tranquila eu não tinha que me preocupar. Só que tem jogadores que só jogam o Carioca. Seria muito bacana se eles tivessem um calendário de ano inteiro para eles terem emprego", rebateu Fred. "Os senhores que falaram essa asneira para mim- e estão há mais tempo no futebol que eu - poderiam analisar a situação desses que têm emprego por dois, três meses", complementou.
As declarações após o primeiro jogo da semifinal apenas comprovaram o papel central de Fred na disputa. Principal jogador do Fluminense, o camisa 9 já havia criticado a arbitragem do Carioca após derrota por 1 a 0 para o Vasco, mas entrou de vez na briga ao ser expulso no jogo com o Flamengo. Agora, o artilheiro do Estadual corre o risco de ser suspenso pelas críticas feitas.
Coincidentemente, Fred ampliou sua voz como principal elemento do elenco tricolor ao renovar seu contrato por quatro anos com o Fluminense, no começo deste ano. O camisa 9 passou a se portar cada vez mais ativamente em defesa do clube em entrevistas e atitudes. O atacante pediu, por exemplo, a manutenção de Gerson e Kenedy nas Laranjeiras, além de valorizar sempre que possível os atletas com origem nas categorias de base.
A postura mais agressiva do camisa 9 em relação à Ferj pode causar um grande prejuízo ao atacante. Em vantagem na semifinal com o Botafogo, o Fluminense pode perder Fred para o segundo jogo e para as finais do Estadual por causa de críticas do jogador à entidade e à arbitragem do Campeonato Carioca. Ele será julgado pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) na tarde da próxima quarta-feira.
Caso seja absolvido no julgamento, Fred será titular do Fluminense no segundo duelo com o Botafogo, marcado para o próximo sábado, no Maracanã.  O Tricolor joga por um empate para chegar à decisão do Estadual.