domingo, 5 de abril de 2015

Renan Roberto participa de curso para árbitros sul-americanos promissores

A Conmebol vai realizar pela primeira vez o Curso para Árbitros Jovens da Fifa. Com colaboração da Confederação Brasileira de Futebol e apoio da Fifa, vinte e cinco árbitros e treze árbitros assistentes foram selecionados para participar do curso, que será realizado entre os dias 6 e 10 de abril deste ano, em Pinheiral, Rio de Janeiro. E um dos participantes do evento é o árbitro paraibano Renan Roberto, tido como um dos árbitros promissores no país. 
O árbitro viaja neste domingo para o curso onde vai encontrar colegas de vários países. Foram convidados árbitros e assistentes da Argentina, Chile, Venezuela, Equador, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru e Bolívia. Serão seis árbitros e quatro assistentes no curso. O ex-árbitro colombiano Óscar Ruiz e o brasileiro Wilson Seneme, que também pendurou o apito, vão dar palestras no evento. Ambos chegaram ao quadro de arbitragem da Fifa. 
Árbitro Oscar Ruiz (Foto: Getty Images)Ex-árbitro colombiano Oscar Ruiz é um dos palestrantes no curso (Foto: Getty Images)
Segundo o paraibano Renan Roberto, o curso serve como mais uma boa oportunidade para discutir temas importantes da arbitragem atual. De acordo com o árbitro, essa vai ser uma chance ímpar, já que pela primeira vez ele vai interagir com companheiros de trabalho de outros países em um curso da Fifa. 
- Será minha quarta vez em um evento da Fifa. Estou muito feliz. Já tive a oportunidade de participar em 2012, 2013 e 2014 e dessa vez teremos a experiência de trabalhar com árbitros de outros países. A chance é de aprender cada vez mais. Terá um prova física dentro dos padrões Fifa, igual aos protocolos usados durante a Copa do Mundo. Nós árbitros brasileiros estaremos representado a arbitragem brasileira. Então dessa vez não é só a responsabilidade de representar a arbitragem paraibana, mas a nordestina e a brasileira - disse Renan. 
Principal árbitro do estado atualmente
Aos 28 anos, Renan Roberto é atualmente o principal árbitro paraibano no quadro nacional, já que é o único que foi aproveitado na Série B do Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Ele também é o único paraibano do quadro estadual atual a ter apitado um jogo da Série A. Em 2011 apitou o primeiro jogo da final da Copa do Brasil de Futebol Feminino entre Vitória-PE e Foz Cataratas-PR. No ano passado, Renan apitou sua primeira decisão de Campeonato Paraibano, no jogo de volta entre Campinense e Botafogo-PB, quando o Belo se sagrou campeão estadual.