quinta-feira, 19 de novembro de 2015

JOELHO: ALTO ÍNDICE DE CONTUSÃO

por Lilian Santos
As lesões podem ocorrer na prática esportiva devido ao dinamismo e ao contato físico.
O basquete é uma das modalidades esportivas onde podem ocorrer muitas lesões por ser um esporte dinâmico e de muito contato físico. Poderíamos citar várias, mas vou descrever apenas sobre a articulação do joelho, por ser uma articulação que tem alta freqüência de entorses.
O joelho tem uma importância muito significativa para os movimentos corporais. Ele é composto pelos ossos fêmur (coxa), tíbia (perna), patela (antigamente chamada de rótula), por ligamentos (colaterais e cruzados) e pelos meniscos (que absorvem o impacto do nosso corpo). Essas estruturas, quando lesionadas, impedem que o atleta tenha bom desempenho desportivo para alcançar seus objetivos.
Os ossos do joelho são conectados uns aos outros através de ligamentos e capsulas articulares. Eles agem unindo os ossos para manter uma estabilidade da articulação.
Ilustração da articulação do joelho
Uma lesão ligamentar, por exemplo, pode afastar um jogador por vários meses, pois deve-se respeitar o processo de reestruturação e cicatrização do tecido lesionado. Caso contrário, isso poderá trazer seqüelas de difícil tratamento. O tempo para cicatrização é de, aproximadamente 60 dias. Os ligamentos podem se regenerar espontaneamente, porém, com a fisioterapia esse processo é acelerado. O retorno do atleta ás atividades vai depender do grau da lesão:
Grau 1: ocorre lesão de apenas algumas fibras sendo capaz ainda, de manter a estabilidade da articulação.
Grau 2: ocorre uma ruptura parcial das fibras.
Grau 3: essa lesão ocorre quando há uma ruptura total do ligamento tornando a articulação instável, onde seria necessário a realização de cirurgia para a reconstrução do mesmo.
Qualquer trauma direto sobre o joelho ou uma mudança brusca de movimento (torção), pode acarretar em lesão. Em uma torção dos joelhos os meniscos podem ser afetados, como fraturas dos mesmos, tendo indicação de correção cirúrgica por vídeo artroscopia.
Ilustração da articulação do joelho
Sobrecarga (excesso) de treinamento pode causar inflamações (tendinites) no joelho do atleta. É de suma importância realizar fisioterapia preventiva com o fisioterapeuta para minimizar a ocorrência de lesões através de reequilíbrio muscular, ganho de flexibilidade e exercícios proprioceptivos.
Sempre que o atleta sentir dores e desconforto na articulação é necessário procurar orientação médica e fisioterápica para ter diagnóstico e iniciar o tratamento o mais precoce possível.
LILIAN SANTOS É FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA EM ORTOPEDIA E FISIOTERAPIA DESPORTIVA. VISITE O TWITTER DA LILIAN