domingo, 8 de novembro de 2015

Pílulas de informações da 34a rodada do Campeonato Brasileiro

CAMPEÃO NO SOFÁ
O gol de Dátolo tirou do Corinthians a chance de ser campeão sem jogar, como aconteceu na histsória do clube pela última vez no Rio-São Paulo de 1953. Se fosse campeão no sofá, o Corinthians repetiria o que aconteceu com o Manchester United, em 2012, que confirmou o título com o empate por 1 x 1 entre Chelsea e Arsenal. O que houve como Bayern, campeão ano passado com a vitória do Borussia Monchengladbach por 1 x 0 sobre o Wolfsburg. O que houve duas vezes no Campeonato Carioca nos últimos 40 anos: em 1979, o Flamengo foi campeão porque o Vasco ganhou do Fluminense por 3 x 2 e entreou em campo campeão contra o Botafogo no dia seguinte; em 1983, o Fluminense foi campeão assistindo das tribunas do Maracanã à vitória do Flamengo sobre o Bangu por 2 x 0 — vitória do Bangu adiaria o título tricolor.
VAI ESCAPAR?
O Vasco ganhou fora de casa do Palmeiras por 2 x 0 e isso coloca o cruzmaltino a apenas dois pontos de distância do Avaí, o primeiro fora da zona de rebaixamento. A situação é melhor do que era a do Fluminense em 2009. Na 34a rodada daquele ano do milagre, o Fluminense ganhou por 1 x 0 do Palmeiras e chegou a 36 pontos, cinco a menos do que o Botafogo e o Coritiba — que caiu.
SEGUNDO TURNO 
O Fluminense é o último colocado do segundo turno, com apenas dez pontos. O Vasco é o décimo colocado.
Se o Brasileirão fosse decidido em sistema de quadrangular, com os campeões dos turnos e os dois melhores na classificação geral, também faltaria uma vitória apenas para o Corinthians ser campeão brasileiro. Ganharia os dois turnos e evitaria as semifinais.
NOVE PONTOS EM CASA
O Palmeiras perdeu as últimas três partidas em casa. Se somasse os nove pontos que desperdiçou como mandante, estaria em quarto lugar, à frente do Santos. Se minha mãe tivesse bigode seria meu pai… Mas é impressionante o retrospecto negativo do Palmeiras em sua casa nova. Das 35 partidas que disputou no Allianz Parque, ganhou 23, empatou cinco e perdeu sete.
EQUILÍBRIO
A classificação aponta três times divididos por um ponto na briga pela última vaga na Libertadores. O Santos tem 54, São Paulo e Internacional com 53. Ano passado, o equilíbrio era maior. O Atlético, terceiro, Grêmio, em quarto, Internacional, em quinto, Corinthians em sexto, todos tinham 57 pontos. O Internacional terminou em terceiro, o Corinthians em quarto e o Grêmio acabou em sétimo lugar.